MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Premiação dos melhores trabalhos encerra Congresso de Eng. de Materiais

Quarta-feira, 27 de setembro de 2017
Última modificação: Quarta-feira, 27 de setembro de 2017

O CEFET-MG encerrou, sexta-feira (28), a 19ª edição do Congresso dos Estudantes de Ciência e Engenharia de Materiais do Mercosul (CECEMM). O evento reuniu cerca de 400 congressistas de 34 universidades do País. Durante a semana, diversas atividades, como palestras, minicursos, visitas técnicas e mesas de discussão, marcaram a programação do evento, que teve início no dia 23 de julho. Foram premiados os cinco melhores trabalhos por material (biomateriais, cerâmicos, compósitos, metais e polímeros) em duas categorias: “pôster” e “apresentação oral”.

Vencedores na categoria “pôster”

– Biomateriais: Anelise Simões Sampaio da UFSCar, com o trabalho chamado “Resistência a flexão de uma nova vitrocerâmica para próteses odontológicas”.
– Cerâmicos: Haruan Barreto Braga Capela da UFSCar, com o trabalho chamado “Investgação da influência da dopagem de condutores protônicos de cerado de bário”.
– Compósitos: Sabrina Patrício Pedersoli do CEFET-MG, com o trabalho chamado “Influência da carbonatação acelerada em fibrocimentos reforçados com polpa de pinus”.
– Metais: Camila Arana da UFSCar, com o trabalho chamado “Caracterização do comportamento de oxidação de uma liga Fe-Mn-Si-Cr-Ni-Co com efeito de memória de forma em altas temperaturas”.
– Polímeros: Marco Aurélio Hoban da PUC-PR, com o trabalho chamado “Produção de poliácido lático a partir de soro de leite”.

Vencedores na categoria “apresentação oral”

– Biomateriais: Matheus Aleixo Maciel da Universidade Federal de Campina Grande, com o trabalho chamado “Dispositivo de baixo custo com sistema automatizado de fluxo de injeção para produção de microesferas de quitosana”.
– Cerâmicos: Inácio Santiago de Oliveira do CEFET-MG, com o trabalho chamado “Avaliação do efeito da adição de subproduto de uma indústria siderúrgica ao concreto”.
– Compósitos: Danielle Pereira Lima do CEFET-MG, com o trabalho chamado “Matriz epóxi reforçada com nanotubos de carbono”.
– Metais: Michele Mayumi Matsuo da UFSCar, com o trabalho chamado “Estudo da solidificação de ligas de alumínio conformadas por spray”.
– Polímeros: Edilaine Ferreira da Silva do Centro Universitário de Belo Horizonte, com o trabalho chamado “Revestimento de fertilizantes com poliuretano: uma estratégia para redução de custos na produção agrícola”.